terça-feira, 1 de dezembro de 2009



Gente, o Natal está aí, e eu nem comecei os preparativos. Vou ter de correr se não quiser fazer feio...Estarei postando nesses dias, artigos sobre esta data. Espero que curtam.

ORIGEM DO NATAL
25 de Dezembro não é o dia do nascimento de Jesus, não é uma festa bíblica. Ela teve origem a partir do século IV, na Igreja Católica, expandindo para o protestantismo e depois o resto do mundo.
Lucas 2:8:” Havia também no mesmo país pastores vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigília sobre os seus rebanhos.” Naquele lugar, Dezembro é época de inverno (chove e neva), portanto os pastores não poderiam permanecer ao ar livre nos campos durante as vigílias da noite com suas ovelhas (eles as guardam no curral). Dizem que a data seria mais ou menos em setembro (será?). Na verdade o dia 25 de Dezembro seria o nascimento do deus-Sol (Uma festa pagã que comemorava o fim do inverno, ou “o retorno do sol” – os pagãos mais tarde se converteriam ao cristianismo mas conservariam a festa do dia 25 de Dezembro – já que esse já era um costume da época, a igreja cristã resolveu deixar a data, mas trocando o motivo da comemoração). Entretanto os romanos comemoravam o início do inverno nesta mesma data.
Antigamente as comemorações de natal duravam até 12 dias pois este foi o tempo que os 3 reis magos demoraram para encontrarem o menino Jesus, e as comemorações eram feitas em diferentes datas, uma vez que ninguém sabia ao certo quando era o nascimento de Jesus.


TRADIÇÕES:

• Árvore de Natal: na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria
• Presépio de Natal: simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu
• Papai Noel: representa o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal
• Estrela de Natal: guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus
• Sinos de Natal: representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.
• Guilanda: usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal.







A ÁRVORE DE NATAL E OS PRESENTES

Nossa, essa é antiga...
Sua origem veio de Ninrode, neto de Cão, filho de Noé, na antiga Babilônia. Ninrode se afastou de Deus e foi adorar outro deus. Parece que ele se casou com a própria mãe e era mau, muito mau. Quando este morreu, sua mãe (e esposa) disse que um pinheiro havia crescido da noite para o dia, nascido de um pedaço de árvore morta, e que isso simbolizava a morte de Ninrode para uma outra vida. E que, no aniversário de sua morte, Ninrode deixava presentes na árvore.


A árvore como a conhecemos hoje, é datada no século XVI, na Alemanha, que decoravam seus pinheiros de natal com papéis coloridos, frutas e doces. Essa tradição foi parar na Europa e depois Estados Unidos. Alguns dizem que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal por causa da sua forma triangular, que lembra a Santíssima Trindade (nunca tinha pensado nisso...)


ENFEITES DA ÁRVORE DE NATAL

Martinho Lutero (Alemanha, 1530) um dia caminhava na floresta e se encantou com a beleza da neve caída sobre os pinheiros, e como a noite estava estrelada, refletiam luzes nela. Aí ele quis reproduzir a beleza que vira, utilizando-se de galhos, algodão, enfeites de estrelas e, ainda, velas. Esse costume chegou ao Brasil no período colonial.

Alguns pagãos usavam as velas para um ritual ao deus-sol.
Os romanos enfeitavam seus pinheiros em homenagem a Saturno, o deus da agricultura.
Alguns religiosos enfeitavam árvores de carvalho para as festas do Solstício de Inverno, com maçãs douradas

Inspire-se...

Nenhum comentário:

Postar um comentário