quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Talismã ou amuleto?


Vamos começar a falar de amuletos e talismãs. Quase todo mundo acredita neles, apesar que nem todo mundo usa um.
Você sabe qual a diferença entre talismã e amuleto? Os talismãs são peças feitas pelo homem, e os amuletos são encontrados na natureza. Mas a função é a mesma: a de proteger as pessoas.
Os amuletos mais comuns são; Pé-de-coelho, cristais e pedras, Trevo de quatro Folhas, ramos de Arruda, Comigo-ninguém-pode, Alecrim
Os talismãs mais utilizados são: Patuás, Escapulários, Chave, Olho Grego, Figa,

Você mesmo pode fazer o seu talismã, colocando nele os seus melhores sentimentos, ele pode ser até mesmo um desenho, mas antes de usá-lo ele deve ser consagrado com muita fé e forte intenção e desejo para determinado propósito.
Mas lembre-se: NUNCA faça um talismã para fazer o mal, pois esse mal se voltará pra você. E não se esqueça de agradecer quando conseguir algo desejado.


Consagração:
Purifique seu Talismã, com água corrente fria e deixe secar normalmente ao Sol.
Tome um banho, deixando a água escorrer da cabeça aos pés, pedindo permissão e proteção as suas forças espirituais.
Prepare um canto, para o seu Talismã: Estenda um pano ou papel colorido (tabela de cores abaixo), coloque um cristal ou sua pedra preferida, um recipiente com água limpa, enfeite o local com flores, acenda uma vela branca e purifique o ambiente com um incenso de sua preferencia.. Peça permissão as forças espirituais simbolizadas pelo Talismã invocando sua benção. Ponha seu Talismã sobre a superfície preparada e em voz alta, pronuncie o seu intento com palavras previamente escritas. Medite sobre o próprio Talismã. Tente reunir toda a sua força de vontade e dirigi-la para ele, de forma que o Talismã reflita essa energia.
Depois de ter colocado a sua intenção em termos precisos e ter vinculado ao Talismã o objetivo que tem em mente, talvez queira acrescentar uma curta oração ou invocação, reforçando a consagração.
Depois disto, deixe o Talismã onde se encontra durante o resto do dia. Lave as mãos ao terminar.

TABELA DE CORES

VERMELHO = perigo, fogo, paixão, destruição, raiva, guerra. Cor de aproximação e encontro
LARANJA = encorajamento, estimulação, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.
AMARELO = criatividade, idéias, conhecimento,alegria, juventude, nobreza.
DOURADO = vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza.
VERDE = vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde.
AZUL = devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança, tranqüilidade.
VIOLETA = dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação, transformação.”

Consagração e tabela de cores tirada de:
http://www.mvirtual.com.br/holos/arquivo/artigos/talisma.html


E vamos começar com um bem diferente, que eu não conhecia...

HAMSA
Ou Mão de Fátima para os muçulmanos - É um amuleto em homenagem à filha de Maomé e representa os 5 pilares da fé muçulmana: Fé, Jejum, Oração, Caridade, Peregrinação.
Mas para os judeus é chamado de Mão de Miriam, que era a irmã de Moisés e Arão e representa os 5 livros de Torá, que constituem parte central do Judaísmo (para os Cristãos seriam os 5 primeiros livros da Bíblia cristã, conhecida como Pentateuco)
Esse amuleto é usado contra mau-olhado para afastar os perigos e as negatividades, tanto para proteção pessoal como para proteger objetos e imóveis. Algumas pessoas usam-no no pescoço, mas pode ser usado pendurados nas paredes e até dentro de bolsas e carteiras
Às vezes o olho central é acompanhado pela Estrela de Davi,imagens de peixes ou inscrições em árabe ou hebraico para trazer sorte.
Você usaria?

2 comentários:

  1. quais s os tipos de talismas q voces tem disponivel pode mandar fotos deles uso patua ele e feito em couro confecciona patuas c outro tipo de material obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Não trabalho com as peças apresentadas no post. Elas são meramente ilustrativas para termos idéias de como são.

    ResponderExcluir