domingo, 7 de junho de 2009

Joe Hirata, dekassegui

Joe Hirata, cantor

Joe, de Maringá (PR), foi dekassegui de 1988 a 1994. Ganhou visibilidade no Japão quando, à frente de 80 mil concorrentes, tornou-se o primeiro estrangeiro a conquistar o concurso NHK Nodojiman. Hoje, realiza shows por todo o Brasil

Joe Hirata realiza uma apresentação em São Paulo
Joe Hirata realiza uma apresentação em São Paulo

“Depois de vencer o NHK Nodojiman, em 1994, havia abdicado de seguir carreira artística. Nesse ano, voltei ao Brasil e dediquei três meses só para fazer cursos na área de seguros. Foi um período importante, de readaptação. Estudar é importante, pois você chega aqui por fora da realidade econômica e social, como um estrangeiro em seu próprio país.

Comecei a trabalhar em uma empresa de seguros. O fato de eu entrar como funcionário me ajudou a perceber melhor a realidade do Brasil e deu base para que eu pudesse abrir, algum tempo depois, minha própria companhia de seguros, em Maringá.

Em 1998, com o apoio da comunidade brasileira no Japão, realizei um show em Nagoya. Foi quando percebi que não conseguiria ficar afastado da música.

Decidi prosseguir com a carreira no Brasil. Achava, porém, que, além de canções em japonês, deveria cantar em português, já que estava na minha terra mãe. Optei pelo estilo sertanejo, com o qual eu me identificava.

A experiência que tive, tanto como vendedor de seguros quanto como operário em fábricas japonesas, utilizo até hoje na minha carreira artística. Como vendedor, aprendi a me comunicar bem. Como operário, aprendi a me organizar, realizar tarefa por tarefa, como em uma linha de produção.

Todas as etapas da vida são aprendizados, e, por isso, o dekassegui é uma pessoa privilegiada. Ele carrega consigo a cultura de dois países e pode usar esse conhecimento a seu favor. O Brasil possui é um país de boas oportunidades.”


Retirado do site:

http://madeinjapan.uol.com.br/2009/03/06/joe-hirata-cantor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário