quarta-feira, 23 de junho de 2010

Que tal fazer serigrafia?

Esta aqui é uma bolsa estampada com serigrafia, mas você pode estampar qualquer coisa com essa técnica (que não é tão fácil assim porque dá um certo trabalho, mas depois de pronto fica bem legal). Quem se arrisca?






MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Filme de recorte para serigrafia
- Fita crepe
- Telas para serigrafia
- Tíner
- Estopa
- Estilete
- Tinta para tecidos Tec Screan, nas cores desejadas
- Rodinho de impressão
- Tecido
- Papel vegetal
- Pincel condor ref. 477, nº 0


Copie o risco no papel vegetal. Coloque o filme de recorte sobre o risco e fixe-o nos 4 cantos com fita crepe. Cuide para que a emulsão (lado fosco - amarelo ou verde - do filme), fique voltada para cima. usando o estilete, recorte os contornos do motivo somente na emulsão. O acetato (lado incolor do filme), deve permanecer intacto. Remova cuidosamente a película (emulsão) recortada, deixando o motivo vazado.



Para cada cor é necessária uma tela. marque um registro em cada tela, para que na impressão das cores, o motivo fique perfeito. Sobreponha o filme na parte externa da tela de serigrafia, com o lado d emulsão em contato com o nylon da tela. Com o auxílio de uma estopa, aplique o tíner, pressionando até que a emulsão amoleça e se fixe na tela. Aguarde a secagem durante 20 minutos



Remova o acetato cuidadosamente e, em seguida, vede todas as laterais da tela (por dentro e por fora), com a fita crepe.



Para imprimir, dilua a tinta para tecidos até obter ums consistência levemente pastosa. Distribua um pouco dessa tinta na parte superior da tela e, pressionando-a sobre o tecido a ser estampado, crie um registro. Puxe a tinta sobre toda a extensão do desenho, usando o rodinho de impressão. Retire a tela, aguarde a secagem da primeira cor e repita o processo com outra tela e nova cor. Ao terminar a impressão, lave a tela com um forte jato de água, removendo a tinta e evitando que fique entupida. Fazça o nariz, os olhinhos e boca do ursinho com o cabo do pincel.

Revista Fácil-Fácil - edição 405B

Um comentário: