segunda-feira, 6 de julho de 2009

O significado da flor da cerejeira (Sakura)











No Japão existe uma comemoração em homenagem às flores de cerejeira (hanami). Ela tem um valor simbólico tão importante quanto a bandeira nacional. Ela faz parte dos costumes mais apreciados e praticados no arquipélago. Quando chega a época de sua floração (é assim que se diz?), os japoneses se reúnem embaixo de seus galhos e fazem um piquenique, com direito a dança e cantoria.
Existem lendas acerca da flor de cerejeira e uma delas é que ela provém de uma princesa Kono-hana-sakuya-hime( que significa “a princesa da árvore de flores abertas”) que caiu do céu em cima de uma cerejeira, a qual eles veneravam no monte Fuji.
Outra lenda diz que sua origem deriva do cultivo do arroz e sua divindade (KURA=depósito onde se guardava arroz, alimento considerado dádiva divina).
Já uma outra lenda diz que ela está ligada aos samurais. No período feudal, a vida dos samurais era tão breve quanto a vida das flores de cerejeiras (3 dias na primavera) – os samurais estavam sempre dispostos a dar a vida por seus mestres.
Quando uma mulher usava a flor para se enfeitarem ou decorar o quintal, significa que ela estava à busca de uma amor. No teatro significam alegria.
PORÉM, um galho quebrado de uma cerejeira pode significar aproximação da morte. Acredita-se o que sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos; e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras.


Hoje, países como o Brasil e Estados Unidos também realizam o Hanami graças à iniciativa japonesa de, no início do século 20, distribuir mudas da árvore para diversas nações como prova de amizade. Mais de três mil pés foram levados para os Estados Unidos e podem ser vistos nos jardins da Casa Branca. A cerejeira virou símbolo de fraternidade.

Este ano, aqui em São Paulo, o evento se realizou nos dias 4 e 5 de Julho. Eu fui no dia 5, e acreditem, é lindo mesmo! As flores estavam radiantes. A previsão era de chuva, mas graças a Deus, ela não veio e pudemos aproveitar um dia maravilhoso, de muita paz, comendo e bebendo embaixo de seus galhos, como manda a tradição. Coloquem em suas agendas mais ou menos esta data para poderem conferir no ano que vem! Tenho certeza de que não irão se arrepender! Estou postando algumas fotos que tirei no local. Notem a beleza e simplicidade das flores!

12 comentários:

  1. Adorei estava procurando alguma coisa deste género e cheguei aqui!! Posso copiar seu texto para por na minha página?? Eu coloco seu link se quiser?
    É que estou trabalhando num projecto sobre flor de cerejeiras e gostei muito deste!!Bjinhos Irene Sarranheira;)

    ResponderExcluir
  2. Claro, esteja à vontade. Estamos aqui pra isso. Bjs

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Onde fica esse jardim em S.Paulo? Como chegar la´. a partir de Pinheiros? Antecipadamente agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Meire, gostaria de saber onde encontro essas cerejeiras em SPaulo-Abç

    ResponderExcluir
  6. Meire, muito lindo o significado da flor de cerejeira.
    Este Ano Rotário, nosso Presidente de RI 2012/2013 (Rotary Internacional) SAKUJI TANAKA
    foi apresentado em San Diego pelo presidente eleito de RI, Sakuji Tanak, o novo lema Rotario para o próximo ano: "Paz através do Servir". COM O Simbolo as flores da cerejeira.
    Gostaria de uma mensagem com o significado dessa linda flor.
    muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Adoraria saber qual a data do evento de 2012, ja procurei no site da prefeitura mas nao encontrei, se souber de alguma coisa ficarei feliz em compartilhar.Obrigado!!!

    E pra quem pergutou onde tem no parque continental na Zona Oeste tem um clube japones cheiinnnho delas!!! E' linndo!

    ResponderExcluir
  8. As Sakuras são lindas. Sempre que penso nelas lembro de um anime que gostava muito (Card Captor Sakura) ^__^ !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara!
      Assistia "Sakura Card Captor" Todos os dias, pena que não teve mais temporadas desse anime maravilhoso.

      Excluir
  9. Estive no Hanami em Washginton DC, minha alma parecia querer voar junto com as flores; qdo o vento balançava os galhos e soltava as Sakuras, elas faziam um voo que parecia um bailado, desciam e sobiam,rodopiando, levadas pela brisa e pousando suave sobre a grama ou nas aguas do lago A data é movel, dependendo da temperatura, final do inverno, primeiros dias da primavea, primeiros dias de abril, lá no hemisferio norte. Tem desfiles de bandas, carros alegoricos, muito lindo e divertido. Saudades....

    ResponderExcluir
  10. GOstaria de saber a onde e quando vai ser esse evento em Sp ,procurei mais não estou achando. Se alguém saber, post Por favor.


    by:ADriana

    ResponderExcluir
  11. eu achei aquelas arvores lindas as sakuras sao belissimas

    ResponderExcluir