Os americanos fizeram uma pesquisa e comprovaram que os agrotóxicos tiram a atenção das crianças e dos jovens, porque os agrotóxicos impedem a produção de neurotransmissores.
A falta de atenção nos jovens acomete milhões de jovens no mundo todo e metade desses jovens costumam tomar remédios para controlar a falta de atenção (não sabia que eram tantas crianças assim...). Porém quando crescem manifestam depressão, ansiedade, desatenção, esquecimentos, desmotivação, irritabilidade e dificuldades nos relacionamentos (sintomas comuns a outras doenças). E uma das causas dessa falta de atenção são os agrotóxicos.
O QUE ACONTECE?
Agrotóxicos são produtos químicos usados para agir no sistema nervoso dos insetos e matá-los. O único problema é que eles afetam também o organismo humano ao ser ingerido.
POUCO RISCO DE CONTAMINAÇÃO
Folhas (alface, agrião, almeirão, rúcula, couve-manteiga, tempero verde etc.)
Frutas: caqui, pitanga, abacate, acerola, jaboticaba, coco, bergamota comum, bergamota polkan, nêspera;
MÉDIO RISCO DE CONTAMINAÇÃO
Raízes, bulbos, tuberosas (beterraba, cenoura, alho, cebola etc.)
Frutas: banana, manga, abacaxi, melancia, laranja, mamão formosa, maracujá
EXCEÇÕES: batatas e cebolas (alto risco)
ALTO RISCO DE CONTAMINAÇÃO
Legumes (tomate, pimentão, berinjela, pepino, abobrinha etc.)
Frutas: morango, goiaba, uva, maçã, pêssego, mamão papaia, figo, pêra, melão, nectarina.
COMO DIMINUIR A INGESTÃO DE AGROTÓXICOS
- Consumir produtos orgânicos comprovados.
- Preferir produtos da época
- Descasque as frutas
- Lave bem frutas e verduras por pelo menos 1 minuto (ou coloque dentro de água com vinagre – 1 litro para 4 colheres de sopa), durante 20 minutos.
- retire as folhas externas das verduras
- varie na qualidade das frutas e verduras (para não se expor a somente um tipo de agrotóxico)
- prefira produtos nacionais ou de sua região (quando o alimento é levado para longas distâncias, ele é pulverizado com mais agrotóxico)
MÃE DOIDA
Outra notícia que eu vi também, foi o de uma mãe que comprou um agrotóxico e passou nos cabelos de sua filha para matar piolhos...e matou a própria filha! O efeito foi imediato uma vez que o produto foi usado em uma quantidade grande. Coitada! Pessoal, tomem cuidado com o que compram por aí hein. Leia bem a bula antes de sair usando a torto e a direito.
PROGRAMA AGRINHO
Imaginem vocês que lá no Paraná o pessoal estava fazendo uma “lavagem cerebral” nas crianças, incentivando-as a utilizar produtos com agrotóxicos e até ensinando-as como fazer uma horta usando esses produtos, tudo torcendo a verdade, dizendo que isso era muito bom, inclusive aprenderam como reutilizar embalagens de agrotóxicos!!!! E sabem quem ensinava tudo isso às crianças? Os professores da rede pública! Pois é. Eles recebiam treinamento e passavam às crianças.
Essa maracutaia toda foi financiada por várias entidades: Bayer, Novartis, Dow AgroScience, Jacto, Milenia, Du Pont, Hokko e a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef). E também pela rede pública (Senar), funciona´rios da Secretaria da agricultura e da Secretaria do Meio Ambiente.
Esse pessoal se defende dizendo que o projeto nunca teve a intenção de substituir os agrotóxicos por alguma outra coisa e sim, como manipular os agrotóxicos que já iriam usar eventualmente.
Se você vive na região do Paraná, já ouviu falar do projeto Agrinho? Esse projeto é somente para crianças de baixa renda da zona rural. Alguém aí tem mais notícias sobre esse assunto? Dê sua opinião ou relate aqui o que anda presenciando por aí para que mais pessoas conheçam mais sobre o assunto.
No dia 15 de Março foi a vez dos professores de Goiás receberem o tal treinamento para “educar”as crianças. Pelo jeito os professores estão sendo tão enganados quanto as crianças!!
Veja o site do Agrinho
AGRINHO:
CARTILHA SOBRE PRODUTOS ORGÂNICOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este projeto é maravilhoso ...
ResponderExcluirpoderia ser aplicado não só em escolas
da área rural,mas tbm na área urbana para que os alunos possam compreender o assunto de uma forma clara e divertida.
Parabéns pela matéria. Excelente!!!
ResponderExcluirVou usar em sala de aula.
Parabéns, de verdade!
muito boa mas tem que aumentar as letras da cartilha
ResponderExcluir